O torresmo a pururuca é delicioso e muito fácil de fazer. Ele é uma ótima escolha para consumir com um amigo e com uma cerveja gelada. Tenho certeza que todos vão adorar. Não perca seu tempo e faça essa deliciosa receita hoje!
Comece temperando a panceta ou o toucinho com sal a gosto e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Com uma colher de pau vamos agitar de vez em quando para que ele não fique grudado. Uma vez fritos, desligamos o fogo, tiramos os pedaços fritos de carne da gordura e colocamos na geladeira para esfriar. A gordura deve ser reservada para a segunda fritura. Depois de frio (o torresmo), vamos aquecer a gordura e fritá-la novamente até pururucar, o resultado é um estalo crocante, crocante, seco e perfeito para usar como lanche ou prato lateral de feijoada, confira todos os ingredientes abaixo e instruções detalhadas sobre como preparar essa receita maravilhosa!
Ele é de Portugal, foi exposto aos africanos e conquistou o paladar dos brasileiros de norte a sul do país. Um dos meus lanches favoritos em um bar brasileiro, o torresmo, é cheio de histórias para contar. Vamos conhecê-lo melhor?
Preparado a partir de panceta ou o toucinho de porco cortada em pequenos pedaços e frita até muito crocante, o torresmo chegou ao Brasil com a colonização de Portugal, e aqui foi premiado com as especiarias que os africanos trouxeram em situações de escravidão.
Na época da colonização, era apenas uma maneira de obter banha, um tipo de gordura amplamente utilizada na culinária. Mas na Bahia, os escravos começaram a comê-lo diretamente, e depois o torresmo foi dado espaço na culinária brasileira.
Ainda no período colonial do Brasil, o torresmo passou a ser usado com frequência em diversos pratos da culinária mineira, como feijoada e feijão tropeiro, o sucesso foi tanto que ele começou a servi-lo sozinho como lanche, junto com outras preferências nacionais como a cerveja.
Mas é errado pensar que é apreciado apenas aqui: em diferentes regiões do mundo, o torresmo faz parte do dia a dia. Além de integrar receitas, é amplamente consumido como lanche, apesar da delicadeza semelhante na culinária kasher (judaica): gribenes, que são feitos de pele de frango.
Por fim, na terra da nossa nação, é perfeito como um acompanhamento. Afinal, quem resistirá a um delicioso torresmo a pururuca sequinho, boa conversa e uma boa cerveja? Isso é outra história!
Veja também em seguida:
Meu nome é Marlus e sou amante da culinária, adoro escrever e cozinha. Dedico meu tempo pesquisando, fazendo e escrevendo receitas maravilhosas e entrego muitas delas aqui no Blog da Receita Mix.
Amo receitas e gostaria de pider aprender a cozinhar do simples ao trivial obrigado.
Aprendemos a cozinhar com a memória dos outros... E em algum momento, nós mesmo fazemos a nossa.
Acompanhe nossa jornada pelo mundo da culinária e assim apoie nosso sonho que é levar ideias deliciosas todos os dias para quem compartilha de nossa paixão! A culinária é direcionada ao olho, à boca, ao nariz, ao ouvido, a todos nossos sentidos e ao espírito. Nenhuma arte tem essa complexidade.